A ERPI, conhecido como Lar, é uma resposta social destinada a idosos que, por diversos motivos, já não conseguem viver de forma independente ou que preferem um ambiente mais seguro e assistido. Oferece alojamento permanente, alimentação, cuidados de saúde, apoio psicossocial, atividades de lazer e fisioterapia de grupo. O foco é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, garantindo qualidade de vida e respeitando as necessidades individuais de cada residente, através de cuidados especializados em humanitude.

A Portaria n.º 349/2023 de 13 de novembro veio proceder à primeira alteração à Portaria n.º 67/2012, de 21 de março, que define as condições de organização, funcionamento e instalação a que devem obedecer as estruturas residenciais para pessoas idosas.

Assim sendo a vida na Casa do Cruzeiro (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Arez/vulgarmente conhecida como LAR) é regulada pela Portaria acima mencionada.

No seu artigo 5.º pode ler-se que

“1 — A estrutura residencial destina -se à habitação de pessoas com 65 ou mais anos que, por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não podem permanecer na sua residência.

2 — A estrutura residencial pode, também, destinar -se a pessoas adultas de idade inferior a 65 anos, em situações de exceção devidamente justificadas.

3 — A estrutura residencial destina -se, ainda, a proporcionar alojamento em situações pontuais, decorrentes da ausência, impedimento ou necessidade de descanso do cuidador.”

Pode aceder à Portaria colando este endereço eletrónico na barra do navegador em uso:

Para mais informações ou inclusão em lista de espera por favor contacte através do telefone 245 748 151 (Secretaria) em dia útil ou através do mail: direcaotecnica@scmarez.com.

Pode aceder aqui à ficha de inscrição na Casa do Cruzeiro (ERPI/LAR).